Muitos santa-marienses erram palpite de como ficará o trânsito na Uglione após conclusão de trincheira e viadutos; veja como será

Deni Zolin

Muitos santa-marienses erram palpite de como ficará o trânsito na Uglione após conclusão de trincheira e viadutos; veja como será

Com a previsão de retomada das escavações das trincheiras (pistas abaixo do nível de solo), leitores me questionaram como ficará o trânsito no local quando a obra for concluída. Até porque têm dado palpites errados. Como a parte já escavada da trincheira fica na BR-392 (saída para São Sepé) em direção à Avenida Hélvio Basso, muita gente está achando que quando a obra estiver pronta, os veículos que vêm de São Sepé irão descer pela trincheira e passar reto por baixo dos viadutos da Uglione, entrando na Hélvio Basso e vice-versa. Mas as aparências enganam.

Arte gráfica mostra como ficará o fluxo no trevo da Uglione, que terá pistas em três níveis: uma abaixo do nível do solo (trincheiras), uma no nível do solo (rotatória) e dois viadutos

Conforme a coluna já mostrou mais de uma vez, a trincheira começa na BR-392 e faz uma curva à direita no canteiro central da rótula da Uglione, com os veículos saindo da trincheira em direção a Itaara (ou do viaduto da Duque). Ou seja, veículos e carretas de transporte da safra que vêm de Itaara vão seguir pela pista do meio e descer na trincheira, que fará uma curva em direção a São Sepé, saindo na BR-392, e vice-versa. E sem precisar parar.

Quem chega de São Sepé e quiser entrar em Santa Maria pela Avenida Hélvio Basso terá de seguir acessando a pista lateral, antes do trevo da Uglione, e precisará parar para usar a rótula da Uglione. Então, passará por cima da trincheira e abaixo dos dois viadutos, que farão o trânsito no sentido Duque-Urlândia e vice-versa.

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Já quem vai da Hélvio Basso em direção a São Sepé também precisará parar na rótula da Uglione e utilizá-la. Apesar de ter de parar no local, a vantagem é que, após a conclusão das obras, a maior parte do movimento de veículos não vai precisar mais usar a rotatória, pois os veículos do sentido Itaara-São Sepé e vice-versa já vão seguir pela trincheira. Ou seja, o trevo da Uglione terá pistas em três níveis: abaixo do nível do solo (trincheira), no nível do solo (rotatória) e acima (viadutos).

A expectativa do governo federal é que todas as obras estejam prontas até o final de 2023.

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